Sobre as Olimpíadas
Foi dada a largada! A abertura dos Jogos Olímpicos de Verão de Tóquio 2020 aconteceu nesta sexta-feira, 23. O evento ocorre entre os dias 21/07 e 08/08 em 2021, um ano após sua data original em razão da pandemia da Covid-19. Por isso, vários protocolos para contenção do vírus foram adotados. Um deles é a realização da maioria das disputas sem público nos estádios para manter a segurança na 32ª edição do evento.
Os tradicionais jogos serão marcados por uma série de curiosidades, a começar pelo horário. Por causa do fuso horário do Japão, muitas competições serão transmitidas no Brasil das 20h até as 10h do dia seguinte. Neste ano, mais de 10.000 atletas de 206 delegações participam da edição. E sem a Rússia. Após uma punição do Comitê Olímpico Internacional e da Agência Mundial Antidoping, o país foi suspenso. Seus atletas, no entanto, competirão com a bandeira do Comitê Olímpico Russo. Além disso, novos esportes e alguns antigos conhecidos retornam para o evento, como: Beisebol (Softbol na versão feminina), Caratê, Skate, Escalada e Surfe. Este último, inclusive, com chances de medalha com o atleta brasileiro Gabriel Medina.
Apesar da cerimônia de abertura ocorrer hoje, a corrida por medalhas teve início na quarta-feira (21) com as estreias das seleções brasileiras feminina e masculina de futebol. Você pode conferir como foi o primeiro jogo do time masculino aqui. Além disso, também ocorreram estreias nas modalidades do Beisebol, Softbol e Tiro esportivo.
Sobre a cobertura
A Jornalismo Júnior não vai ficar de fora desse clima de olimpíada e, por isso, preparou uma grande cobertura ao longo das três semanas dos jogos. Seguindo a tradição de cobertura de grandes eventos, durante as Olimpíadas de Tóquio 2020 publicaremos textos todos os dias sobre as principais disputas da rodada e traremos o melhor dos principais esportes para nosso leitor. Assim, não é preciso se preocupar por ter perdido aquele jogo durante a madrugada: você encontra as informações sobre ele aqui. Além disso, todas as editorias da Jota produzirão textos especiais sobre o evento para você entender melhor o que acontece nos bastidores de todos os esportes. Não deixe de nos seguir nas redes sociais para acompanhar nosso conteúdo especial (@jornalismojunior) e nossas lives no Youtube (www.youtube.com/user/jornalismojr). Ao final das três semanas teremos uma surpresa para vocês! Shhhhh… É segredo!
Confira alguns jogos neste início de Olimpíada:
Algumas produções da Jota:
O dia em que a ginástica atingiu a perfeição
Já imaginou estar nas olimpíadas e ao receber a nota, ver a pontuação de 1,00? Isso foi o que aconteceu com a ginasta Nadia Comăneci. A razão disso não é porque sua performance foi ruim, pelo contrário: foi a primeira a receber dez de todos os jurados, nota que não era possível de ser contabilizada nos placares da época. Em reportagem para o Arquibancada, nossas repórteres, Gabriele Koga e Julia Castanha, contam quem é essa ginasta, como foi a sua trajetória até o ouro e, por fim, descreve a apresentação histórica e o seu legado. Confira aqui agora mesmo!
As lutas de Diogo Silva
“Minha especialidade era surpreender os adversários. Os chutes giratórios eram o que eu mais gostava de fazer”, relata o lutador de taekwondo Diogo Silva. A fala do atleta está no texto da nossa repórter, Fernanda Umezaki, que conta um pouco sobre a vida do taekwondista, um dos principais destaques brasileiro na modalidade olímpica. A reportagem mostra que as lutas dele vão além dos tatames. Por meio da sua coluna do UOL e da música, ele busca denunciar problemas sociais, como as discriminações raciais. Não deixe de conferir!
Do movimento olímpico ao paralímpico: diferentes micromundos no esporte
“É reaprender a nadar e a viver todos os dias”, conta Susana Schnarndorf, nadadora paralímpica brasileira. De acordo com um levantamento feito pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), 52% dos esportistas que atenderam aos Jogos Parapan-Americanos de Lima, em 2019, haviam adquirido suas deficiências ao longo da vida. Na reportagem de Sarah Lídice para o Arquibancada, somos introduzidos às narrativas de alguns atletas que superaram seus impedimentos físicos e reconstruíram suas carreiras esportivas. Confira clicando aqui!
Fim de uma hegemonia olímpica: 20 anos da vitória australiana na natação em Sydney
O que está por trás de um dos momentos mais marcantes da história das Olimpíadas? Descubra como a equipe australiana tomou o ouro dos estadunidenses, que estavam há 40 anos sendo invictos! A reportagem de Luanne Caires e Luisa Costa traz entrevistas, curiosidades, tradições e, claro, intrigas de bastidores! Confira já!
Olímpiadas em tempos de Guerra Fria: 40 anos do boicote de 1980
O que você faria se seu país decidisse boicotar uma edição das Olimpíadas? Em meio à polarização pós-segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos decidiram não participar dos Jogos Olímpicos de 1980, sediado na União Soviética — atual Rússia. Ao retirar a oportunidade de inúmeros atletas competirem e exporem seus talentos, os efeitos dessa decisão não se mostraram eficazes. Entenda um pouco mais sobre essa utilização do esporte como ferramenta política na reportagem de Juliana Matias e Sarah Lídice para o Arquibancada.
Qual a sensação de ganhar uma medalha olímpica?
Já pensou em ganhar uma medalha para seu país? Em vídeo especial feito para as Olimpíadas do Rio 2016, os nossos repórteres conversaram com alguns atletas brasileiros para entender as emoções vividas por eles, depois de tanto esforço. Não deixe de assistir e ver como as conquistas são especiais para eles!
E aí, ficou empolgado? Não deixe de acompanhar as produções! Compartilhe a nossa cobertura com seus amigos clicando no link abaixo:
Sigam nossas redes sociais:
Facebook: facebook.com/jornalismojunior/
Instagram: instagram.com/jornalismojunior/
Twitter: twitter.com/jornalismojr
Youtube: youtube.com/user/jornalismojr
Tem sugestões, reclamações ou deseja saber mais sobre nossos serviços e parcerias? Mande um e-mail para o endereço jornalismojunior@gmail.com
Observação: essa é uma NewsLetter especial de divulgação da nossa cobertura das Olimpíadas de Tóquio! Logo mais, voltamos a nossa programação normal. Agradecemos pela confiança em nosso trabalho e nos vemos novamente na próxima JotaNews! :)
e a jota faz TUDO